Avaliação Integrada de Sustentabilidade no contexto do Etanol Brasileiro (2008)

Descrição: Alinhado, portanto, ao importante papel que a universidade deve exercer em suas pesquisas e atividades de extensão, este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver uma metodologia de avaliação integrada de sustentabilidade (MAIS) e aplicá-la ao etanol de cana-de-açúcar. A metodologia científica inclui o levantamento histórico e conceitual do desenvolvimento sustentável e das metodologias integradas de avaliação de sustentabilidade, desenvolvimento de uma metodologia adequada ao etanol de cana-de-açúcar com proposição de indicadores pelos parceiros do projeto e aplicação da metodologia em dois estudos de caso no Estado de São Paulo, nos municípios de Brotas e Ribeirão Preto. A consolidação da metodologia ocorrerá a partir de oficinas de trabalho entre os parceiros e convidados, tendo em vista as demandas do setor e a capacidade institucional do Estado de São Paulo para o uso da metodologia.

Situação: Em andamento;

Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (3); Doutorado (3); Docente (4)

Integrantes: Tadeu Fabricio Malheiros – Coordenador / Carla Grigoleto Duarte – Integrante / Joviniano Pereira da Silva Netto – Integrante / Tiago Balieiro Cetrulo – Integrante / Natália Sanches Molina – Integrante / Bruno Bernardes Teixeira – Integrante / Andre Giovanini de Oliveira Sartori – Integrante / Alejandra Daniela Mendizábal Cortés – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.