REDE de PESQUISA SIADES – Sistema de Informações Ambientais para Desenvolvimento Sustentável (2003)

Descrição: O SIADES é um programa da Faculdade de Saúde Pública da USP, com apoio da CAPES dentro do ProDoc, tem como meta contribuir para a formação de recursos humanos na área de Saúde Ambiental sobre indicadores de desenvolvimento sustentável, ligado à linha de pesquisa Política, Planejamento e Gestão Ambiental. O Programa, iniciado em 2003, vem desenvolvendo diversas atividades de pesquisa, ensino e orientação, que incluem: identificação e organização de acervo bibliográfico referente ao tema; intercâmbio com instituições de pesquisa e ensino, e de informações sócio-ambientais, visando ampliar parcerias; desenvolvimento de revisão teórica e conceitual sobre o tema do programa; orientação de alunos de pós-graduação em saúde pública e ambiental; orientação de alunos de graduação, em projetos de iniciação científica; produção de textos e artigos científicos. O grupo agrega docentes e pesquisadores da FSP-USP, de instituições parceiras e alunos de graduação, mestrado e doutorado. Alguns estudos de caso estão em desenvolvimento em âmbito municipal e empresarial, em parceria com o Conselho de Meio Ambiente dos municípios de Ribeirão Pires (SP) e Santo André (SP), com a ABIT Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e os resultados esperados são: ampliar o número de pessoas capacitadas; desenvolver melhor conhecimento da importância de Sistema de Informações em Desenvolvimento Sustentável; capacitar recursos humanos para atividades que promovam o desenvolvimento sustentável; contribuir para a ampliação de materiais e textos científicos sobre questões relacionadas ao tema; contribuir para a utilização de indicadores ambientais para o desenvolvimento sustentável e de sistemas de informações em desenvolvimento sustentável.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Fabricio Malheiros – Coordenador.

Número de orientações: 1