CURSO DE MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

A ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade realiza o Curso de Manejo de Bacias Hidrográficas nos dias 22 e 24 de Março de 2019. Para participar é necessário realizar inscrição até o dia 21 de março.

Curso de Manejo de Bacias Hidrográficas tem como público alvo Gestores e Técnicos de instituições públicas e privadas, Profissionais Liberais e Estudantes de pós-graduação. Tem como objetivo buscar a aplicação dos conceitos de manejo de bacias hidrográficas por meio do conhecimento dos conceitos fundamentais relacionados aos processos hidrológicos em diferentes escalas da paisagem; das reflexões sobre a capacidade de bacias e microbacias em atender à crescente demanda por água; e da avaliação da influência do uso do solo rural sobre os processos hidrológicos.

AO FINAL DO CURSO ESPERA-SE QUE OS PARTICIPANTES ESTEJAM APTOS A:

• Diferenciar os conceitos de bacia hidrográfica e microbacia hidrográfica;
  • Conhecer os processos hidrológicos em diferentes escalas da paisagem (macro, meso e micro) e suas interações com os processos ecológicos;
  • Estimar a produção de água em bacia e microbacia hidrográfica;
  • Compreender o conceito de balanço hídrico;
  • Reconhecer e priorizar ações necessárias para o bom manejo de bacias hidrográficas (para manter e/ou melhorar a saúde de bacias hidrográficas; para a sustentabilidade hídrica de bacias hidrográficas);

Método de aula: Aula teórico-prática e exercícios com resolução individual e conjunta.

Pré-requisito: leitura de texto e resolução de exercícios a serem indicados.

Material a ser distribuído: Textos em pasta DropBox.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade

Email: cursos@ipe.org.br