PLATAFORMA DIGITAL DE TOMADA DE DECISÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE ECONOMIA CIRCULAR EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Ferramenta que, a partir da computação de numerosos parâmetros envolvidos no tratamento de esgoto e suas interações, apresenta a alternativa mais apropriada para cada situação com base nas características das ETEs e as legislações aplicáveis, assim como a viabilidade econômica e os impactos ambientais. A ferramenta considera os três resíduos principais produzidos nas ETEs (lodo, biogás e água de reuso), de modo a facilitar a escolha, por meios comparativos, das melhores práticas circulares para a reutilização desses produtos. Essa plataforma pode contribuir para a implementação de práticas mais sustentáveis nas ETEs, de maneira a promover a economia circular nesses sistemas e a gerar benefícios financeiros ao longo do tempo.

O desenvolvimento da plataforma proposta faz parte de um projeto do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade e Saneamento (NUPS) do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (SHS/EESC), da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvido no Doutorado (em andamento) de Sabrina de Oliveira Anicio (realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001) e nas Iniciações Científicas de João Alexandro Ferraz (Editais PIBIC 2021/2022 e 2022/2023) (financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)), ambos sob a orientação do Prof. Dr. Tadeu Fabricio Malheiros.

Download da Aplicação